domingo, 10 de maio de 2009

Capítulo 8 (10/05) - Enfim, em San Pedro de Atacama

Buenas noches queridos amygos

ANTES DE TUDO FELIZ DIA DAS MAES EM ESPECIAL PARA AS NOSSAS (SEÑORA MARIA SUELI E SEÑORA CIDINHA)...SEM VOCES NOSSOS SONHOS NAO SERIAM POSSIVEIS...MUTIAS GRACIAS

Quando eu falei pro Rodrigo que para viajar pro Atacama de moto tinha que ser macho ele nao acreditou!!! Mas antes de falar o por que deste comentário vamos ao nosso dia. O dia foi pesado e corrido…

Como o Rodrigo mesmo comentou ontem, eu tava meio de bode pois tinha tomado muito Pisco na noche anterior e mal conseguia falar direito, imagine entao pilotar por 600 km!!! Além disso ainda teve o episódio do pisco com gafanhoto e ainda nos perdemos meio chapados etc etc etc… Nesta mesma noite ainda garantimos nossas folhas de coca com um vendedor ambulante na praça de Salta. A principio pensavamos se tratar de venda de Cd´s pois ele vendia em saquinhos quadrados a danada, mas ao chegar mais perto vimos que tratava-se de coca. Nao resistimos e garantimos a nossa... Pra evitar tontura... Pra dar um barato... Ahhhhhhh

Mesmo em estado de saude deploravel (eu, Rogério, porque o Rodrigao tava adrenado), tocamos nossas Xt´s por mais de 300 km rumo a Susquez (pronuncia-se Súque) e voces puderam apreciar as belas paisagens que comecamos a encarar, pois ate entao tudo parecia muito igual. Estradas retas, mato, mato e muito mato. Ontem ja fomos engolidos pela grande cordilheira como voces puderam muito bem ver nas nossas fotos. O lugar é simplesmente maravilhoso.

Ontem quando chegamos em Susquez, chegamos com o tanque de gasolina no talo (minha moto tava trotando) e com muuuuuuuuuuuuita fome. Antes de almoçar (la pelas 18:00) fomos procurar um local para pernoitar, mas Susquez nao é uma cidade, e sim um povoado com no maximo 200 pessoas. Chegando la nao conseguiamos lugar para ficar, e lembrei-me que na entrada do povoado tinha uma pensao e sugeri que fossemos ate la. Rodrigo concordou e bati na porta para preguntar o preço. Mas o lugar era muito ruim (e olha que nao sou dos mais exigentes, pois era so para passar a noite e sair cedo no outro dia), e Rodrigo me disse que la parecia se tratar de um prostibulo e nao de uma pensao, pois muitos caminhoneiros pernoitam no lugar. Perguntamos o preço e era bem barato, mas nao dava. Simplesmente nao dava!!! Mas o que vale é a intençao.

Rodrigo ja estava resmungando como de costume, pois tinha certeza que iria dormir ao relento (eu tambem estava com esta certeza). Eu comecei a pensar em algo enquanto nao encontravamos lugar para ficar. Lembrei-me de ter passado em frente a um hospital no mesmo povoado, e pensei em simular uma caganeira (nao é mole, costeleta com papas fritas faz peidar para cacete) para dormir em um leito de hospital quentinho. O Rodrigo teve a mesma ideia, mas nao foi preciso. Quando avistamos o unico hotelzinho decente do povoado percebemos que tinha um tiozinho Argentino que tambem estava procurando lugar para ficar. Mas tinhamos que chegar antes dele, pois poderiamos perder a vaga no hotel. O tiozinho parou na porta do hotel e entrou quase que correndo para garantir sua vaga. Foi o tempo de tirar os capacetes e entrar no mesmo lugar. Essa foi engraçada!!! Tinham apenas dois quartos para alugar e tava no desespero. Quando a moça anunciou os preços. Quarto triplo, 110 pesos…”matrimoniale”, 80 pesos. Ja fui gritando que a matrimoniale era nossa. Que mico!!! Tava garantindo uma cama de casal com aquele candango do Rodrigo sem saber, ai o tiozinho olhou para minha cara e exclamou: - Deixe para mim e minha esposa meu filho, e fiquem com a tripla. É claro que ficamos com a tripla e com uma distancia de pelo menos 3 metros um do outro, mas agora ja sei o que é a matrmoniale. Fui pelo menor preço e quase me ferrei!!!
Fazia muito frio a noite, pois estavamos a 3700 metros de altitude, e a meta era sair bem cedo. Lembrei-me do capitulo “Cubos de gelo”. Acordamos cedo e o frio era de congelar. Para voces terem uma ideia, tinhamos umas barras de cereais na mala e quando as tiramos para comer estavam tao duras que quase trincaram os dentes.
Saimos la pelas 9 da matina e com muita roupa. Eu com varias blusas alem da jaqueta e duas luvas e o Rodrigo tambem todo encapotado. Tava Muuuuuuuuuuuuuuuuuito frio e pegamos a Ruta 52 rumo a San Pedro de Atacama, nosso grande objetivo. Quando começamos a rodar, o frio matinal era intenso mas a sensaçao termica era muito menor. Lembram do “cubos de gelo”? É amigos, aquela manha foi fichinha perto do que vivemos hoje. Eu tava com 3 meias e 2 luvas mas nao segurava o frio. Minhas maos e pés congelavam!!! Foi quando Rodrigo enconstou e falou: - Paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… Imediatamente paramos e as pontas de seus dedos estavam cianoticas (roxas) e parecía que meus dedos iriam quebrar. Paramos varias vezes no caminho por que estava muito frio e nao podemos extrapolar nossos limites em situaçoes deste tipo, pois sabemos muito bem que onde estavamos poderiamos pagar com a propria vida. Portanto a palavra de ordem é cautela. Nao da para ir, nao vai!!! Pensamos em parar pois o frio estava insuportavel, mas ja tinhamos rodado mais da metade do caminho e seguimos rumo ao posto de gasolina mais proximo, ha 70 km dali (PQP)!!! O caminho é fantastico, pois estavamos cortanto o deserto de Atacama desde seu inicio, e a cada curva que faziamos as paisagens aridas eram extremamente coloridas e belas. É uma beleza muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. O fantastico é que ao mesmo tempo que a regiao é extremamente arida, pois nao chove la ha mais de 150 anos, o frio era polar e insuportavel. Paravamos para aquecer as maos e claro, tirar muitas fotos!!! Eu falei para ele que tinha que ser macho!!!

Continuamos e chegamos até o posto, que fica ha 500 metros da fronteira com o Chile. Nunca comemoramos tanto ao ver um posto!!! La fizemos um café da manha e conversamos sobre o ocorrido. Conversamos nao, ficamos ali tremendo de frio!!! Encontramos muitas pessoas que nos deram apoio para seguir em frente, dentre Argentinos, Brasileiros e Uruguaios, todos sempre solidarios conosco, mas nenhum deles queria trocar 1 carro por 2 motos!!!

Ao sair do posto, tinha uma barreira da policia de fronteira Argentina que nos ordenou que parassemos. O que relato a seguir foi uma sacanagem que nao tem tamanho!!! Pediram para entrarmos e apresentar nossos Rg´s. Qual foi nossa surpresa quando os malditos “hermanos” anunciaram que estavamos multados. Motivo: Estar em territorio Argentino ilegalmente, pois nao tinhamos comprovantes de entrada em seu país, pois o que foi entregue a nos na fronteira com Foz foi um papelzinho de padaria com a escrita: “1 pax cargado”. Quando mostrei isso a eles, riram da nossa cara e ordenaram que pagásemos a multa de 100 pesos (uns 67 reais) para que pudessemos deixar seu pais. Nunca vi isso. Pagar para entrar tudo bem, é justo!!! Mas pagar para sair é osso. Quebramos o maior pau na fronteira hermana e nao baixamos a voz nao!!! E ainda alguns señores Uruguaios estavam prestando sua solidariedade conosco tentando nos tirar da enrascada, mas sem sucesso. Nao tinhamos dinheiro Argentino suficiente e para evitar maior perda de tempo. Pagamos com uns dolares amassados e saimos de la chutando tudo. Nossa impressao e contato com o povo Argentino foi o melhor possivel, apenas as suas autoridades deixam a desejar. Portanto se voce deseja entrar em solo “hermano” muito cuidado para nao ser enganado. È como diz a velha frase: - Tava dando tudo certo, e sempre tem alguem que caga na saida!!! E os “hermanos” cagaram na nossa cabeça ha 500 metros da fronteira com o Chile!!!

Atravessamos a fronteira rumo a San Pedro de Atacama ha 160 km dali e o visual é simplesmente fantastico. Imaginem voces rodando mais de 400 km em uma estrada sem ver uma viv´alma. Apenas Lhamas e o belo visual do árido Atacama. Sua paisagem é lunar!!! Pareciamos estar em outro planeta...



Atingimos nosso objetivo maximo, que era chegar na cidade de San Pedro de Atacama, e vamos tomar muito Pisco para comemorar, mas amanha nao pode ficar de bode.

Gracias Amygos

9 comentários:

  1. Cada vez que dou uma olha nesse blog me mato de Rir com as trapalhadas de vc´s dois rs...
    Parabéns por chegarem ao destino de vc´s.

    Magrelo se cuida com o frio...

    China não vai ficar lokaum mastigando folha de coca kkk...é só um poquito

    Abraço Re Nakamura

    ResponderExcluir
  2. nossa profe essa viaja esta sendo muito rica das obras de Deus bjsssss

    ResponderExcluir
  3. parabens!! pela chegada e que chegada. se não acontecer nada qual seria a graça?? essa é "A VIAGEM".. com relação ao frio, tentem andar a 60 ou 70 km/h é pouco mas não ficam parados. A viagem quando estiver desconfortavel deve parar, alongar, caminhar alguns metros e seguir assim q possivel. parabens, parabens!!! estou curtindo muito já li tantas vezes e toda vez dou muita risada!!! acho que sou besta mesmo!! um grande abraço, marcelo morais

    ResponderExcluir
  4. Hola Chicos...

    Estou mega feliz por vocês!!! Jamais serão os mesmos depois desta viagem.

    Que bom saber que apesar das dificuldades encontradas...conseguiram chegar ao destino que tanto desejavam...

    A paisagem e a magia do lugar compensa qualquer coisa, é realmente alucinante Rô... estou aqui viajando com vcs a cada foto e a cada capítulo desta aventura.

    Que Deus continue iluminando o caminho, que continuem com saúde e força!!!

    Un gran beso

    Jana

    ResponderExcluir
  5. ola meus querido,que bom ter chegado ao lugar taõ esperado,fico feliz por vcs,cada
    lugar tem sua beleza,são lembranças eternizadas,graças a Deus a Virgem Maria que
    acompanha vcs dois todos os dias,com toda certeza.aproveitem mesmo cada monento por será unico.
    bjos´p/ os dois

    ResponderExcluir
  6. ola novamente, eu esqueci de dizer que o pneu da moto chegou hoje, só que chegou um apenas.

    ResponderExcluir
  7. já são 22h e não tem comentario nenhum de hoje!! estão esperando o que? acabar a novela?? espero que o dia tenha cido muito bom. hoje mostrei o blog no escritorio do gustavo e quem estava la alem da minha mãe gostou muito dos causos e fotos. realmente encanta quem gosta da vida! e emociona quem sonha em fazer esta viagem um dia! abraço marcelo

    ResponderExcluir
  8. OLA GALERA...

    JANA, VALEU PELO INCENTIVO E CONTINUE VENDO NOSSAS TRAPALHADAS..RS

    RENATO, VALEU MEU BROTHER..

    MARCELAO, VALEU POR TUDO SENAO VC, NAO ESTARIA FAZENDO ESSA TRIP LOCA..

    MAMUSKA...OBRIGADO, E EU SÓ COMREPI UM PNEU, POIS NAO TINHA O DIANTEIRO..

    VALEU TODOS..

    RODRIGO/ROGERIO

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por terem chegado rapazes!!!Depois de quase virarem "gelados"(picolé,rsrsrs)e depois de tantos contratempos, conquistaram seu objetivo!!!Agora é só curtir muito!!!Bjssssss, juízo e cuidem-se!!!

    Rô Piovesan

    ResponderExcluir