sábado, 16 de maio de 2009

Capitulo 12 (14/05) - Redesenhando o caminho de volta

Hola Boys & Girls...Chicas & Chicos

Como sempre é uma enorme satisfacao estar aqui e escrever pra voces relatando as presepadas que estamos passando. Estou sem minha camera e o Rodrigo ta sem a dele, portanto vamos publicar nosso dia e depois colocaremos as super fotos.

Antes de tudo, fizemos uma mudanca de planos. O caminho de volta seria pela Bolivia, pois iriamos ao salar de Uyuni e depois seguiriamos pela Bolivia ate chegar ao Brasil. Por motivo de guerrilha, narcotrafico, mas estradas e outras qualidade da Boliva, resolvemos mudar o trajeto de volta, ficando da seguinte forma:
Antofagasta (CHI) - La Serena (CHI) - Mendoza (ARGH) - Santa Fé (ARGH) - Parana (ARGH) - Uruguaina (RS) - Passo Fundo (RS) - Curitiba (PR) - Sao Paulo (SP)
Ou seja, ao inves de entrar pelo Mato Grosso do Sul, como no planejamento anterior, entraremos pelo Rio Grande do Sul, pois voltaremos pela Argentinha.

Hoje faremos um resumao de tudo o que ocorreu conosco nos ultimos dias pois ja fazem 3 dias que nao escrevemos aqui. Voces ja estavam ficando preocupados. Tipo, onde eles estao? Sera que estao bem? Estamos bem...Tenham calma e vamos aos poucos...Pois estes tres ultimos dias foram de muito perrengue e dificuldade. Só estamos cansados!!! Vejam por que...

Nosso ultimo dia em San Pedro foi 14/05, e neste dia saimos as 7 da matina rumo a Antofagasta, cidade litoranea e capital da provincia chilena de mesmo nome. Fomos direto a uma cidade chamada Calama, ha uns 80 km de San Pedro. Impressionante, estavamos rodando no meio do deserto e eis que surge uma cidade no meio de muita areia e pedras: Calama. A cidade no meio do deserto e possui um enorme shopping center, mega infra estrutura, aeroporto, estradas otimas, e o que mais chamou nossa atencao: As pessoas que moram e trabalham em Calama (pelo menos as que a gente viu) ja nao tem as mesmas caracteristicas fisicas do povo andino. Em San Pedro e norte da Argentina as pessoas parecem ter a mesma cara, pois a decendencia do povo inca esta na cara do povo. Conforme Calama se desenvolveu, o homem branco foi tomando conta do local e praticamente nao se veem tracos do povo indigena.

Abastecemos as maquinas e torcemos o cabo ate Antofagasta, ha 200 km dali. Galera, o caminho e desertico, muita areia no meio do nada vimos algo que nunca imaginariamos ver um dia: Uma cidade fantasma...Que doidera!!! É de arrepiar!!! O local é chamado de Pampa Union e fica em um local repleto de minas (nao CHICAS...minas de COBRE). Ficamos boquiabertos mais uma vez com este outro segredo escondido no Atacama. As montanhas vermelhas que voces veem em nossas fotos sao repetas de cobre, e ainda nessa regiao passamos por Chuquicamata, a maior mina de cobre a ceu aberto do planeta, com impressionantes 4 km de diametro e uma cratera de 1,5 km de profundidade. Tudo ali impressona. E Fábio, passei em frente a mina de Mantos Blancos...Tinha que tomar muito mé pra trabalhar ali hein amigo?

Nosso objetivo neste dia era chegar em um monumento no meio do deserto chamado "A mao do deserto", localizado na cidade de Antofagasta, que é marco para os viajantes do local. No caminho rumo a Antofagasta ultrapassavamos caminhoes levando os pneus dos enormes caminhoes que carregam o cobre retirado das montanhas. Sem exagero, cada pneu daqueles deve medir mais de 3 metros de diametro. Cada caminhao levava apenas 3 pneus, pois nao cabia mais nada!!!

Chegamos m Antofagasta cedo, por volta das 11:00 e aproveitamos pra trocar o oleo das motos, mas parece que o oleo colocado em minha moto nao foi dos melhores, pois ta fazendo muito baulho. To preocupado!!! Em Antofagasta tivemos o primeiro contato com o oceano pacífico, indicando que estavamos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito longe de casa. Quem acha o litoral norte longe...O pacifico é muito mais longe e mais gelado!!! Nossas praias sao muito melhores e mais quentes... Que saudade!!!

Dali voltamos para a estrada rumo a mao do deserto. Este monumento mede mais de 6 metros de altura e é parada obrigatoria dos motociclistas que chegam ao Atacama. Mas ventava muito e a areia tava de lascar. Ficamos um tempo ali, tiramos as fotos (que estarao amanha no blog, prometo) e seguimos rumo a uma cidade no litoral chileno chamada Copiapo.

Torcemos o cabo forte, pois Copiapo ficava a 500km dali (PQP) e ja era umas 13:00. Saimos de Antofagasta e andamos impressionantes 250 km direto, e nao avistamos vestigios de "estaciones de servicios" (posto de gasolina). Detalhe, a autonomia de nossas motos é de uns 260 km, e ambas as motos ja estavam na reserva. Eu tinha a certeza que a gasosa ia acabar e iriamos ficar parado no deserto, no meio da areia!!! Rodamos e a cada curva mais areia...outra curva...mais areia...Caralhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!! Exclamei em voz alta e sei que o Rodrigo tambem devia estar gritando isso em voz alta. O que mais impressiona {e que em todo o trajeto da estrada tinham altares e cruzes em homenagem as pessoas mortas por ali...Meio macabro né... Ja tava imaginando a minha ali: Aqui jaz um mané que nao abasteceu sua moto direito!!! Avitamos um refugio de caminhoneiros e entramos pra perguntar sobre as estaciones, e para nossa alegria disseram que estava a 10 minutos dali!!! Ufaaaaaaaaa...10 minutos o cacete, demoramos uns 30. Quase que nao chegamos!!! Mas como fomos prevenidos, no posto em Antofagasta enchemos 1 (UMA) garrafa Pet de 1,5 litro de gasolina. Imagina a briga que ia dar isso!!! Ainda bem que ela estava na minha moto... Brincadeira Rodrigao!!! Agora estamos carregando duas pra evitar qualquer discordia. Mas as duas continuam comigo!!!

O visual da Ruta 5 que cruza o litoral do Chile é fantastico, mistura deserto, montanhas e mar. Coisa de outro mundo. Rodamos bastante pela regiao da cordilheira ocidental até que desembocamos em uma cidade praiana, e amigos, a neblina era absurda...Nao enxergavamos nada. Nada a frente...Nada atras...Realmente muito perigososo. E muito frio na praia. Isso ja era uma 18:00 e o sol tava se pondo e a neblina era tao forte que deixava o asfalto com uma fina pelicula de agua, tambem perigosa...Muito escorregadio!!! O sol se pos, mas nao levou consigo a neblina. E estavamos ha uns 130 km do nosso destino!!! O desespero comecou a bater, pois estavamos na praia, mas la é deserto de atacama ainda, ou seja, é deserto, nao tem nada!!! O pior é que o farol do Rodrigo queimou e nao etava enxergando nada e quem conduzia a dupla na neblina da noite era eu, Rogerio dos Santos, Brasileiro, transplantado de cornea do olho E e com uns 34 graus de miopia no olho D. Eu tava tao tenso que meus bracos estavamos duros pra segurar a moto naquela estrada repleta de caminhoes com seus farois altos em nossas faces!!! Rodamos nessas condicoes por uns 60 km, quando como que por um milagre (so pode ser coisa de Deus) comecamos a subir uma ladeira ingreme e quando chegamos no seu topo avistamos uma cidade, Caldera, ha pelo menos 100 km da ultima cidade que tinhamos passado. Foi coisa de Deus!!! Caldera é uma cidade litoranea tipo Ubatuba, deve ser legal la no verao, pois tem otima infra estrutura!!! Nos hospedamos la e capotamos pois rodar essa estrada foi super estressante, mas chegamos ali com a sensacao de dever cumprido.