segunda-feira, 25 de maio de 2009

Capítulo 17 (19/05) - Dormindo na estrada

Hola Chicas & Chicos

Como vocês devem estar percebendo pelos nossos relatos, não existe dia fácil quando se realiza uma viagem de moto!!! Quer moleza? Vai de avião... A gente optou pela melhor opção, mas temos que abdicar do conforto, meias limpas, cuecas novas ou até mesmo de escovas de dentes. E hoje o dia não foi diferente!!!
Como vocês leram nos capítulos 5 e 6 da jornada dos heróis dos Andes, quando relatamos que atravessar o Chaco Argentino era perigoso e cansativo, por causa de uma super reta de mais de 600 km que da um sono do cacete... Quando resolvemos voltar pelo coração da Argentina, estávamos querendo fugir do caminho de volta pelo Chaco, o que seria extremamente desgastante!!! Pois é queridos Chicos & queridas Chicas, trocamos 6 por ½ dúzia. Esse maldito caminho é igualzinho ao Chaco, pois estamos encarando enormes retas, com muitos animais na pista, vento lateral muito forte e a características básica e fundamental do Chaco: Mato, mato, mato e mais mato... Tem até um pouquinho de pastos de gado e plantações de cana. Mas é igualmente cansativo e estamos sem nossos mp3, que não podem ser carregados pois as entradas aqui na Argentina não são assim = como no Brasil. Em solo hermano as entradas de parede são assim / \ , o que impossibilita carregarmos os aparelhos e sermos felizes ouvindo um bom Rock and Roll no estressante caminho de volta!!! Mas tudo bem, afinal estamos na pista pra isso mesmo. Se não perdemos a batalha pras cordilheiras, não vai ser aqui que vamos nos acovardar!!!

Itaipú (Foz do Iguaçu - PR)
O que não contávamos era com um inimigo interno: O sono...

É meus queridos, às vezes o sono é tão grande que nem pilotando nossas máquinas com o maximo de atenção, conseguimos manter nossos olhos abertos e 100% de atenção no caminho. Como estamos acordando, saindo cedo e rodando muitos km/dia o corpo já demonstra cansaço extremo. Nossa média diária tem sido 600 km/dia. No capítulo 12 rodamos nada mais nada menos do que 900 km!!! Ta fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..................

Hoje torcemos o cabo saindo de Rio Cuarto e queríamos atravessar a fronteira, só que para isso teríamos que rodar mais de 800 km. Não foi possível e fomos até nosso limite e até o por do sol, que tem sido nosso “stop”, pois dois cegos não conseguem pilotar a noite. Com sono então...

Itaipú (Foz do Iguaçu - PR)
Já saímos de Rio Cuarto com um objetivo claro, portanto nossa velocidade média era 140 km/h. Na estrada mesmo, passamos por uma loja de motopeças e Rodrigo adquiriu suas lâmpadas novinhas em folha. Ali mesmo foi feita a troca e seguimos em frente. Ainda bem, pois rodamos uns 100 km e fomos parados em um comando do exercito, onde verificaram todas as condições elétricas de nossas Xt´s. Fomos liberados em seguida, pois o pessoal do exercito (gendarmeria) Argentino são super de boa e na maioria das vezes querem apenas perguntar sobre as motos, pois as Xt´s não são fabricadas na Argentina e são novidade por onde passam.

Foi muito legal hoje, pois passamos por uma mega cidade chamada Santa Fé, capital da província de mesmo nome. Foi a maior cidade que passamos até então. Essa cidade é banhada pelo Rio Paraná e do outro lado do rio existe uma cidade chamada Paraná (mas não se engane, é uma cidade Argentina). O barato é que ao sair de Santa Fé existe um túnel por baixo do Rio Paraná, e ao atravessa-lo até o final chega-se à cidade argentina de Paraná. É uma bela obra da engenharia Argentina!!!




Túnel Sub-Fluvial - Rio Paraná (Argentina). Imagens retiradas de Blog de colegas motociclistas
Isso já era umas 17:00 e lá o sol se poe rápido e queríamos ir o mais longe que podíamos. A hipótese de atravessar a fronteira hoje foi descartada, pois neste momento estávamos há uns 300 km do nosso amado e idolatrado Brasil. Ao sono começou a me pegar... PQP eu pilotava e meus olhos insistiam em fechar. Sabe quando você fica pescando. Tipo minha avó assistindo novela mexicana!!! Faltavam 70 km para a cidade mais próxima e eu não sabia se ia conseguir chegar sem dormir na estrada. Ultrapassei o Rodrigo e falei pra ele parar. Demos um tempo ali no acostamento mas tava muito foda... Por mais que eu tentasse me manter acordado, meus olhos fechavam!!! Que sensação sinistra. É nessas horas que a gente percebe que não tem controle nenhum sobre nossas funções orgânicas.

Conseguimos chegar na cidade de Villaguay. Chegando na cidade, entramos no primeiro hotel, deixei minhas coisas no chão e capotei. Não lembro de mais nada!!!

Gracias Chicas & Chicos e hasta la vuelta
R & R

7 comentários:

  1. hahah pela dt vcs devem estar no BR ja ne?
    porra, curti esse tunuel ai embaixo do rio... obra pro maluf ficar com inveja e inventar mais obras mirabolantes por aqui.
    abs e buen viaje hermanos!

    ResponderExcluir
  2. RODRIGO disse

    FALA FH, COMO ESTAIS ??
    MEU CARO AMIGO, VC ESTA SAINDO COM DESTINO AO DESERTO DE ATACAMA, NO DIA 01/06. TOMA MUITO CUIDADO, POIS COMEÇA O INVERNO E DEVE SER MUITO SINISTRO O FRIO, PORQUE SE ESTAVAMOS NO OUTONO PEGAMOS -15 GRAUS, IMAGINA NO INVERNO..

    PESQUISE BEM ANTES.

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Show de Bola. Estou planejando uma expedição bem no estilo dessa que vocês estão fazendo. Com certeza irei me valer dar dicas, pois até as motos serão as mesmas. Fica o convite para acompanhar através do nosso blog a aventura. Um abraço e Suerte Hermanos.

    ResponderExcluir
  4. Prezado FH
    Se vc for de moto ouça o que o Rodrigo falou pq ele (e eu) sentiu na pele o frio polar do Atacama. A Região do Paso de Jama é gelada, muito gelada, independente da hora do dia, afinal vc estara passando de moto e a sensação térmica é absurdamente mais baixa do que a temperatura ambiente. A merda é que a região é alta. O sol bate forte forte, mas nessa época o frio bate mais forte e lembre-se, no deserto as pessoas não morrem de calor e sim de frio, pois a temperatura pode cair de 20º para 5º em poucas horas.
    Outras dicas que podem te ajudar:
    - Muito protetor solar;
    - Muito hidratante;
    - Beba bastante agua;
    - Use protetor labial ou manteiga de cacau;
    - Proteja suas maos no Paso de Jama (é gelado);
    - Va ao Vale da Lua no por do sol...
    Grande abç
    Rogério

    ResponderExcluir
  5. Fala Marcos
    Vai na fé pq o lugar é mágico. Não vai se arrepender!!!
    Se precisar de um help e estiver ao nosso alcance pode contar conosco
    Grande abç e nice trip
    Rogério

    ResponderExcluir
  6. Opa pessoal... R&R...
    obrigado pelas dicas, nao irei de moto, mas já imagino que o frio tá pegando de jeito. ontem, falando com um cara que estava numa lan na cidade as 21h, estava fazendo 3C.
    Ver toda viagem de vcs e do Padilha que ira em 2010, me inspirou pensar no proximo passo: ir até o fim do mundo (Ushuaia) de carro (é que nao tenho moto nem carta classe A).
    Saludos!!

    ResponderExcluir
  7. visando que nao posso ir muito longe, gostei de passar por aqui e ver um pouquinho do mundo....
    Rogerio sinto muita saudade de vc, sao raras as pessoas que marcam tanto no coração de alguem, e vc realmente deixou sua marca no meu S2 adorei ter tido a oportunidade de te conhecer vc é super especial, uma pessoas maravilhosa com um coracao enorme e muito a ensinar... bjkas

    ResponderExcluir